O curso de Corte e Costura realizado gratuitamente, no Residencial Jacinta Andrade, por meio da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) em parceria com o Senai, foi concluído nesta sexta-feira (5). A iniciativa faz parte do Projeto Técnico Social da ADH, dentro do eixo temático Geração de Trabalho e Renda.  Ao todo, 30 pessoas participaram das 52 horas de capacitação. O curso foi realizado em uma sala da Unidade Básica de Saúde André Luis, do Residencial Jacinta Andrade, que recebeu as máquinas de costura do Senai.

Os estudantes festejaram o encerramento das atividades com um café da manhã e apresentação das peças produzidas. A aluna Janete Silva Santana, 49 anos, vendedora de cosméticos, diz que apreendeu muito com o curso e já está produzindo peças para toda a família. “É muito gratificante aprender uma nova profissão com a idade que estou”, declarou.

Outro que demonstra muita satisfação foi o morador Abymael Lopes da Costa, de 33 anos  “Eu já sei o que vou fazer com o conhecimento adquirido neste curso. Vou costurar para minha família e também para quem precisar desse serviço”, assegurou.

O encerramento do curso de Corte e Costura foi acompanhado pelas assistentes sociais Teresina Lima e Ruth Barradas, da ADH. ”É gratificante saber que o curso foi bem aproveitado pelos participantes. Conhecimento é algo que ninguém tira da gente. Essa demonstração de interesse da turma motiva a ADH buscar novas parcerias para a realização de mais cursos”, avalia Teresinha Lima.

A diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso, revela que o objetivo desta Agência é aumentar o numero de vagas. “Estamos na expectativa de firmar novas parcerias, inclusive, vamos oferecer, ainda neste mês de novembro, as palestras Empreendedorismo Social e Crescendo e Empreendendo, pelo Sebrae, além do curso Atendimento ao Cliente, pelo Senai”, enumera.

O coordenador do Serviço Social, Justino Ivo, fala que para 2022 a ADH deve continuar oferecendo cursos de capacitação no residencial Jacinta Andrade. “É uma região carente de profissionais qualificados”, completa ele.

Segundo a instrutora do curso de Corte e Costura do Senai, Maria das Graças de Carvalho Diniz, os alunos estão preparados para costurar profissionalmente. “Chegaram com vontade de aprender, durante todo o curso demonstram muito interesse”, afirma.

Fonte: Ascom ADH