A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, esteve, nesta quinta-feira (29), entregando obras de melhoria e construção habitacional nas comunidades quilombolas Periperi e Mimbó, no município de Amarante. Com as diversas ações do Governo do Piauí no Quilombo Mimbó, a ADH-PI venceu o Prêmio Selo de Mérito 2022, na categoria Projetos, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC).
“Esta é a primeira vez que visito as duas comunidades e estou bem emocionada porque estamos realizando o sonho da casa própria de algumas famílias e para outras trouxemos a melhoria habitacional”, declara Gilvana.
As obras foram realizadas por meio do Programa Moradia Para Todos II, que é voltado para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza residentes no Piauí. Foram beneficiadas aproximadamente 300 unidades habitacionais em 20 municípios piauienses.
A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, ressalta que o programa fortalece também a economia dos municípios proporcionando oportunidades para vários profissionais da construção civil com a geração de emprego e renda, além de aquecer o comércio local com a venda desse material.
“Estamos ganhando dignidade, pois, depois do pão de cada dia, a moradia é a coisa mais importante na vida de uma pessoa. A casa representa esperança”, disse o morador Raimundo da Costa Lima, conhecido como seu Raimundo Vaqueiro, da comunidade Periperi.
“Desde quando eu era criança, sonhava em morar em uma casa boa. Finalmente, esse dia chegou. Sou muito grata a todos vocês e a Deus”, disse a dona de casa Teresa de Jesus da Silva Viana, olhando para a equipe da ADH, no caso, a diretora Gilvana, o diretor de Habitação João Filho e o técnico em Edificações, Sebastião Abreu, que acompanhou de perto todo o processo de melhoria e construção das casas.
O Programa Moradia Para Todos II é financiado pelo Governo do Estado e as famílias contempladas não podem ter sido beneficiadas por nenhum outro programa habitacional, crédito para melhorias habitacionais ou construção de casas.