A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) entregou, nesta quinta-feira (30), a moradia para a idosa Maria das Dores Soares, conhecida como dona Antônia Chagas, de 94 anos. Ela é moradora da localidade Zundão dos Binhas, zona rural do município de União, e reside em uma casa de taipa há décadas. Hoje, com a ajuda do Governo, a realidade dela passa a ser outra. A nova casa é composta de 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, piso em cerâmica e foi construída por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

 

“Estou muito emocionada em receber minha casa, sonhava todo dia com esse momento porque meu salário de aposentada não é suficiente para construir essa obra”, declara a beneficiária. Todas as moradias para as pessoas com dificuldades de locomoção, como é o caso, da senhora Maria das Dores, possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas mais largas, rampas e pisos antiderrapantes.

Segundo a diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso, o governo do Piauí trabalha para garantir moradia digna para as pessoas de baixa renda, em especial aquelas que moram na zona rural. “Essa casa vai permitir mais conforto para a dona Maria, uma idosa que merece toda nossa atenção. É uma alegria realizar o sonho da casa própria de alguém que já chegou aos 94 anos, sempre morando em casa de taipa. Todo mundo precisa de qualidade de vida, sobretudo, os idosos”, afirma Gilvana Gayoso, que foi acompanhada pelo diretor de Habitação da ADH, João Filho, a deputada estadual Flora Izabel e a liderança José Wilson.

A ADH, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural, já entregou 10 unidades habitacionais em União, localizadas nas comunidades de Zundão dos Binhas, Bela Fonte, São Bernardo, Buriti Alegre, Mundo Novo, Divinópolis e outras. Ao todo, a ADH executa um projeto de 62 moradias naquele município. Sendo, que mais seis casas estão prontas.