Uma equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) atendeu, na manhã desta terça-feira (17), dezenas de mutuários dos conjuntos habitacionais construídos pela extinta Cohab. Trata-se de mais uma ação do Governo para garantir a titularidade plena daqueles mutuários que já quitaram suas moradias e ainda não tinham recebido o documento legal de seus imóveis.

“Quitei minha casa em 2003 e somente hoje, estou recebendo o documento. Caminhei muitas vezes atrás, porque minha vontade era de regularizar junto ao cartório”, declara  Antonio Graça Lima Filho, do Conjunto Mocambinho III. Ele mora com a esposa e um filho de 19 anos. Outro que não escondia a alegria de receber o ofício de liberação de hipoteca, foi o senhor Ocean Campelo de Mesquita, morador do Conjunto São Joaquim. “Graças a Deus, fui um dos primeiros a receber meu documento. Agora posso dizer, que essa casa é minha”, afirma.

Participaram desta solenidade a diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso, o secretário de Administração e Previdência do Estado (SeadPrev), Merlong Solano; o presidente da Emgerpi, Décio Solano; a representante da deputada Flora Izabel, Mayra Noleto; a diretora de Regularização Fundiária da ADH, Ana Lúcia Gonçalves; o diretor de Habitação da ADH, João Filho; equipe técnica da ADH e mutuários de 13 conjuntos habitacionais de Teresina: Mocambinho, Parque Piauí, Saci, Angelim, São Joaquim, Itararé, João Emílio Falcão, Cíntia Portela, Bela Vista I, União (Teresina); Cristo Rei (Três Andares), Boa Esperança e Cabral.

“Parabéns àqueles que já quitaram seus imóveis e hoje vão receber o ofício de liberação da hipoteca. Com esse documento, vocês vão poder requerer no cartório a escritura de sua casa. A outra boa notícia, é que o governador Wellington Dias, muito em breve, vai sancionar Lei aprovada na Assembléia Legislativa que autoriza a ADH a adotar medidas para efetuar o cancelamento/baixa de contratos de financiamento habitacional com pendências de liquidação da carteira imobiliária da extinta Cohab-PI, o que vai propiciar a quitação e a liberação de hipoteca de milhares de outros contratos”, adiantou a diretora Gilvana Gayoso,

A gestora disse ainda que, para o próximo ano, está prevista a construção de 500 unidades habitacionais do empreendimento Tiradentes, em Teresina, destinado aos policiais militares. “Será o projeto piloto do Programa Habitar Servidor” ,explica a diretora, acrescentando ainda que para 2020 está também previsto o lançamento e a execução do Programa Moradia Para Todos, destinado a famílias com renda de até três salários mínimos.